A banca de venda de uvas montada durante o período da colheita na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, foi alvo de criminosos na madrugada deste sábado (3). Ladrões levaram os cabos de energia elétrica. Mesmo assim, a banca abriu normalmente.
Esse é o segundo furto do ano na banca. Conforme o agricultor Ademir Zanrosso, responsável pela banca, há cerca de 10 dias, a banca foi arrombada. Os ladrões levaram uma balança eletrônica, seis caixas de uva, 15 quilos de figo e uma pequena quantia de dinheiro, utilizada como troco. Depois disso, ele contratou um serviço de vigilância por alarme.
Zanrosso conta que a banca já havia sido alvo de fruto em outros anos. Pelo menos desde 2015, ele vende as frutas na praça Mesmo assim, o agricultor não pretende desistir do comércio.
— Não podemos nos deixar levar pelos ladrões — diz o agricultor.
A banca abriu em 29 de janeiro e deve funcionar por mais cerca de 20 dias, já que a safra está praticamente encerrada. Zanrosso afirma que as vendas nesse ano estão 20% maiores que em 2017. Ele acredita que o principal motivo seja a graduação, que é o nível de doçura, dessa safra.
A banca funciona de segunda a sábado, das 8h30min às 18h30min, sem fechar ao meio-dia. Outra banca temporária está instalada na Praça da Bandeira, no bairro São Pelegrino. Nos pavilhões da Festa da Uva, há venda de uvas nos domingos durante o verão.