Dois homens suspeitos de terem participado do assalto que vitimou o policial civil aposentado Elton Martins Bangel, de 52 anos, em Porto Alegre, seguem foragidos – após mais de dois meses do crime, ocorrido no final de janeiro. A polícia já prendeu outros cinco suspeitos de envolvimento no latrocínio.
De acordo com o delegado Cléber Lima, os sete indiciados foram apontados por testemunhas e reconhecidos nas imagens de câmeras de vigilância da região onde o crime ocorreu, na Zona Norte.
Conforme a investigação, Bangel teria reagido ao assalto e empurrado um dos ladrões quando o carro da família foi abordado pelos criminosos no estacionamento de uma loja de materiais de construção. O policial foi baleado por outro assaltante, que se aproximava do local. Na fuga, a arma do policial aposentado foi levada.
No dia 16 de fevereiro, a Polícia Civil, por meio de operação realizada pela 12ª DP de Porto Alegre, prendeu três suspeitos no bairro Mathias Velho, em Canoas. Um dos homens foi detido com uma arma semelhante à que foi utilizada no crime. Segundo o delegado, a arma foi encaminhada para perícia para confirmar se é a mesma que foi utilizada no crime.
Outro preso, um jovem de 18 anos, foi apontado como responsável por colocar fogo no veículo Honda Fit usado pelos ladrões para fugir. O suspeito estava com queimaduras pelo corpo quando foi localizado pela polícia. No final de fevereiro, dia 27, mais dois homens foram presos, totalizando cinco prisões preventivas.
Os dois homens que seguem foragidos foram identificados pelas câmeras de vigilância e pelainvestigação policial.
— A participação deles é total. Estiveram na loja, cometeram o roubo, foram reconhecidos por testemunhas e aparecem nas imagens das câmeras de segurança — afirma Cléber Lima.
Em relação aos sete suspeitos indiciados, a Polícia Civil não está divulgando os nomes. O inquérito foi remetido ao Judiciário para prosseguimento da denúncia e sequência do processo.
O crime
O policial civil aposentado Elton Martins Bangel foi morto durante um assalto na manhã do dia 27 de janeiro na Avenida Assis Brasil, na zona norte da Capital. Conforme a investigação da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 9h30min, quando Bangel foi baleado diante da esposa e do filho no estacionamento de uma loja.
Os assaltantes chegaram ao local em um Honda Fit branco. Eles estacionam em uma vaga na frente da loja e imediatamente invadiram estabelecimento, anunciando o assalto.
Clientes e funcionários tiveram seus pertences roubados e foram levados pelos bandidos até o fundo do estabelecimento. Elton Bangel estacionava o veículo na parte de trás da loja quando foi abordado pelos criminosos, do lado de fora.
O policial aposentado reagiu, empurrando um assaltante, e foi baleado por outro ladrão. Os criminosos fugiram e incendiaram o veículo utilizado no assalto.