Agentes penitenciários do Presídio Estadual de Erechim evitaram, na manhã desta sexta-feira (2), a fuga de pelo menos 50 presos de três celas da cadeia, na região norte do Estado. De acordo com Fabrício Ragagnin, diretor interino do Departamento de Segurança e Execução Penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), há cerca de dois dias a inteligência, juntamente com agentes penitenciários e identificou uma movimentação estranha no local e passou a monitorar os presos.
Informações da Susepe dão conta que um túnel foi construído na cela de número 19 com ferramentas artesanais. O buraco, feito abaixo de uma das camas de concreto mede aproximadamente 1 metro de profundidade por 3 metros de comprimento e tem 1 metro de diâmetro.
O delegado penitenciário regional, Rosalvaro Portella, informou que o túnel já tinha uma ligação entre as celas 18, 19 e 20, pois as paredes já haviam sido quebradas.
— O trabalho dos agentes e da inteligência impediu que ocorresse uma fuga em massa, já que pelo menos 50 presos sairiam de lá — afirma.
Os detentos foram redistribuídos na cadeia e ficarão isolados até que seja concluído o conserto nas celas. Será aberto um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para avaliar as responsabilidades de cada preso no plano de fuga.