Houve redução de 24% no número de ocorrências de latrocínios (roubo com morte) registrados no ano passado no Rio Grande do Sul em comparação com 2016. Segundo dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), nesta segunda-feira (15), foram 124 crimes em 2017 contra 164 no ano anterior — se levado em conta o número de vítimas, a queda é de 26%, como destacou o secretário Cezar Schirmer em entrevista coletiva. Dos indicadores analisados, houve queda na maior parte dos crimes. Os aumentos ficaram por conta dos roubos de veículos, estupro e lesão corporal contra mulheres (confira abaixo).
Em Porto Alegre, a queda nos roubos com morte em 2017 chegou a 69,2%. Os homicídios reduziram 20,1% na Capital, segundo a SSP.
Apesar dos homicídios terem diminuído 1,5% no RS, a quantidade de mortes aumentou 0,3% em 2017, conforme a SSP. O motivo dessa variação é que a secretaria registra como apenas um caso, mesmo quando há várias mortes em uma ocorrência.
Mesmo com a maior parte dos indicadores em queda no ano de 2017, o RS teve, na média por dia, sete homicídios, 46 furtos de veículos e 49 roubos de veículos. A média foi de 10 latrocínios por mês.
O secretário da Segurança, Cezar Schirmer, destaca que a redução nas ocorrências de crimes no RS foram ainda mais expressivas nos últimos três meses do ano passado.
— Os números absolutos ainda são altos, mas nossas ações estão dando o resultado esperado — afirma.
O secretário afirmou ainda que uma das prioridades do ano de 2018 é combater os casos de furto e roubo de veículos no RS.