A Polícia Civil deve concluir nesta semana o inquérito sobre o assassinato do vendedor de vassouras José Marcante Neto, 60 anos, morto após um desentendimento em um bar no bairro Fátima, em Caxias do Sul, no dia 7 de janeiro. A Delegacia de Homicídios conseguiu imagens do crime e ouviu testemunhas, além de outras pessoas feridas do ataque.
A desavença teria iniciado após a venda de duas vassouras fiado. O vendedor teria aceitado negociar apenas uma e entregou o produto para Francisco Cesar Borges, 54. Após, o cliente teria deixado o estabelecimento sem pagar e seguido para outro bar, o que indignou outro homem que estava no local. Ele foi atrás de Borges e teria conseguido o pagamento de R$ 4 para dar ao vendedor. Na sequência, o acusado teria retornado ao local armado com uma faca. Além do idoso, o agressor feriu outras três pessoas no bar.
— A vítima fatal, inclusive, não entrou na discussão em nenhum momento. O autor (do crime) puxou a faca da cintura e desferiu golpes a esmo. Não tenho dúvidas que a intenção dele era de matar estas outras pessoas também — ressalta o delegado Rodrigo Duarte.
Preso em flagrante, Borges deve ser indiciado por homicídio qualificado e outras três tentativas de homicídio. A polícia aguarda ainda o resultado da perícia necroscópica, que deve ser concluída nos próximos dias.
— O autor agiu de forma agressiva contra todos que estavam no local. Ele desferiu golpes de faca contra várias pessoas e finalizou, infelizmente, atingindo de forma bastante brutal a vítima — relata.
Como Borges também ficou ferido no tumulto e estava hospitalizado, ainda não foi possível ouvir sua versão sobre o crime. Após a alta médica ele foi encaminhado ao sistema penitenciário. O suspeito deverá ser ouvido ainda nesta semana.