O motorista Giovanni Oliveira Fornari, 37 anos, que no início da tarde desta sexta-feira atropelou ao menos seis pessoas no calçadão do centro de Lages, morreu por volta das 17h no hospital Nossa Senhora dos Prazeres. A causa da morte ainda não foi confirmada. Ao fugir do local do crime após os atropelamentos e ser abordado pela Polícia Militar (PM), Fornari reagiu com uma faca, mas foi baleado na região do abdômen.
Também no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres estão as seis vítimas do atropelamento, entre elas um PM que foi atingido quando o motorista já havia deixado o calçadão e fugia pela região central. O policial sofreu escoriações leves e está em observação na unidade.
Os outros feridos são um homem e quatro mulheres. Uma delas, cujo nome completo ainda não foi divulgado, sofreu politraumatismo e está em estado grave. Os outros feridos, de acordo com nota divulgada pelo médico emergencista Roberto Freitas, e pelo superintendente do hospital, Fábio Lage, superintendente do hospital, estão em estado estável.
Ainda não há confirmação do que motivou a atitude de Giovanni Oliveira Fornari, que avançou com um Renault Sandero no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, no centro de Lages, por volta das 14h desta sexta, atropelando ao menos seis pessoas.
Desaparecimento
Giovanni Oliveira Fornari, em sua conta pessoal no Facebbok, se declarava autônomo e dizia ter nascido em Ponta Grossa, no Paraná, o que foi confirmado pela polícia. A Polícia Civil de Santa Catarina tem registros de dois Boletins de Ocorrência (BOs) em que o irmão do motorista relatava seu desaparecimento na cidade de Içara, sul do Estado, onde o familiar de Giovanni Fornari residia. Ambos os casos ocorreram em 2014. Nos BOs, há relatos de que Fornari sofria de problemas psiquiátricos.
Festividades de Natal
A abertura das festividades de Natal em Lages, que teriam início nesta sexta-feira, foi suspensa pela prefeitura do município após o atropelamento das pessoas no calçadão. Chamado de Natal Felicidade, o evento, tradicional na cidade serrana, foi suspenso durante todo o fim de semana. Na segunda-feira, a prefeitura de Lages deve decidir qual a nova programação do evento.