Um motorista avançou com o carro no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, no centro de Lages (SC), e atropelou pelo menos seis pessoas no começo da tarde desta sexta-feira (1º). A ocorrência foi registrada por volta das 14h. Entre as vítimas está um policial militar, que teria sido atingido quando o motorista já havia deixado o calçadão e seguia em fuga na região central. O atropelador, identificado como Giovanni Oliveira Fornari, 37 anos, foi baleado pela PM ao ameaçar policiais com uma faca e morreu no hospital.
O motorista foi perseguido, baleado e detido pela polícia. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.
— O autor foi imediatamente capturado, interceptamos ele em deslocamento. Ele tentou atingir a guarnição com uma faca. Em razão disso, da agressividade do autor, tivemos que revidar com uso de arma de fogo. Ele foi baleado com um tiro e está sendo socorrido, levado ao hospital para os encaminhamentos necessários — informou à imprensa o major da PM em Lages, Frederick Rambusch.
A PM não confirma a motivação do crime.
— Não temos como caracterizar como um ato de terrorismo. É preciso trazer informações à tona para que consigamos concluir qual motivo levou essa pessoa a cometer esse crime — diz o major.
Imagens de uma câmera de monitoramento, compartilhadas nas redes sociais, mostram o instante em que o veículo, um Renault Sandero, passa em alta velocidade pelo local, uma área de concentração comercial e circulação de pedestres. É possível observar no vídeo que pessoas se jogam e tentam desviar do carro.
— O carro apareceu desgovernado e passou em um dos lados do calçadão. Vimos pelo menos duas situações mais graves, que aconteceram em frente à loja — disse uma das lojistas do calçadão.
Imagens da mesma ocorrência compartilhadas nas redes sociais mostram que a lataria da parte dianteira ficou amassada e o para-brisa do Renault Sandero chegou a trincar em razão do impacto.