Os ataques a estabelecimentos bancários se intensificaram nos últimos dias no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento de GaúchaZH, na última semana, nove ações criminosas contra bancos e caixas eletrônicos foram registradas no Estado – quatro em agências do Banrisul.
Do total, 33% dos crimes foram registrados em Porto Alegre. O último ocorreu na manhã desta sexta-feira (3), quando oito homens assaltaram um Banrisul na zona norte da Capital.
Além disso, outros dois ataques a estabelecimentos bancários ocorreram nesta sexta, em Caxias do Sul e Taquari. Em um terço dos ataques registrados nos últimos dias, os bandidos utilizaram explosivos.
Apesar da intensificação das ações, a Polícia Civil diz que os casos não têm relação direta. Para o delegado João Paulo de Abreu, da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), alguns bandidos com mais conhecimento acabam cooptando outros para a realização de um ataque isolado.
— Talvez alguns criminosos estejam se reorganizando e arregimentando outros bandidos para uma determinada ação — disse Abreu.