Um homem e uma mulher foram detidos na noite dessa quinta-feira (5) transportando cerca de uma tonelada de pedras Ametista e Ágata, utilizadas para confecção de jóias. A carga foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal na BR-290, em Alegrete, durante uma abordagem de rotina e não tinha documentação. Os suspeitos, que não tiveram os nomes divulgados, foram liberados após o registro da ocorrência.
As pedras estavam em sacos transportados na caçamba de uma caminhonete Chevrolet S10. A dupla informou à Polícia que as pedras haviam sido extraídas na cidade de Quaraí e teriam como destino o município de Soledade. O material apreendido e o veículo ficaram retidos na unidade da PRF em Alegrete e serão encaminhadas para a Receita Federal de Santa Maria nesta sexta-feira (6).
O valor da carga ainda não foi calculado, mas a PRF estima que o quilo do material custe cerca de R$ 50 no mercado formal.
As pedras Ametista e Ágata são minérios de médio valor comercial e utilizados como pedras preciosas ou objetos para fins esotéricos.