O vereador de Novo Hamburgo, Emerson Fernando Lourenço, 44 anos, o Fernandinho,do partido Solidariedade, foi preso em flagrante na manhã desta sexta-feira (6) em sua residência no bairro Jardim Mauá. O parlamentar é investigado pela suspeita de envolvimento em quatro homicídios ocorridos em julho deste ano e também por ter ligações com uma facção criminosa de tráfico de drogas. Atualmente, ele é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara.
A prisão foi realizada pelo delegado Rodrigo Zucco, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo, durante mandado judicial de busca e apreensão. Segundo ele, o vereador estava com um revólver calibre 38 furtado. Por isso, foi detido por posse ilegal de arma de fogo e por receptação. Fernandinho, que também é empresário de dois jogadores da categoria de base do Inter e de um jogador do Grêmio, atualmente emprestado para outro clube, foi encaminhado para o presídio de Montenegro, no Vale do Caí. Além dele, um outro homem envolvido em dois homicídios foi preso em São Leopoldo.
Os dois e outros suspeitos estão sendo investigados por uma série de homicídios na região e por integrarem uma facção criminosa que tem como base o Vale do Sinos. É a mesma organização que deu ordens para escavação de um túnel neste ano para fuga em massa do Presídio Central. Alguns integrantes desta facção foram transferidos para presídios federais.
- Esta investigação está só começando e vamos apurar todos os envolvimentos possíveis. Além disso, vamos averiguar questões como lavagem de dinheiro, entre outros fatos. O vereador é apontado como mandante de quatro crimes - diz o delegado Zucco.
A investigação é da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo, da Delegacia de Homicídios e da 1ª Delegacia do município, além das Delegacias de Três Coroas e de Canela. A reportagem tenta contato com a defesa do vereador Fernandinho para contraponto.