A ação de criminosos em um ônibus de turismo argentino na madrugada desta terça-feira (31) foi a quarta ocorrência do tipo na BR-290 em menos de dois meses. Os casos apresentam modos de operação e características semelhantes, e a Polícia Civil não descarta relação entre eles.
Além de terem ocorrido em trechos próximos da BR-290, em todos as ações, bandidos encapuzados utilizaram armas longas e carros para abordar veículos que transportam turistas queriam para Rivera, no Uruguai, ou, desta vez, que vinham da Argentina. O delegado Nedson Ramos, responsável pela delegacia de Butiá, local onde a ocorrência desta noite foi registrada, não descarta a hipótese de que uma mesma quadrilha seja responsável pelos assaltos.
– Temos dois casos semelhantes, um em Caçapava e outro em Cachoeira, com as mesmas características. A única diferença é que neste o ônibus vinha da fronteira – analisou.
No caso desta madrugada, o ônibus vindo da Argentina trafegava pelo km 185 da BR-290, em Minas do Leão, na Região Carbonífera, quando quatro homens em um veículo Toyota Corolla interceptaram o veículo e realizaram disparos para o alto. O ônibus foi conduzido para uma região um pouco mais afastada, onde os bandidos assaltaram os 43 passageiros.
Por conseguir falar algumas palavras em português, o motorista da excursão foi quem relatou o caso ao delegado. Ele disse que os criminosos realizaram ameaças, mas não chegaram a agredir fisicamente as vítimas, que seguiram viagem para Camburiú (SC).
Outros assaltos realizados a ônibus de turismo na BR-290
Além dos quatro assaltos registrados na BR-290, oito criminosos atacaram um ônibus de excursão no último dia 17 na BR-116, em barra do Ribeiro, no sul do Estado. Eles roubam pertences de 28 passageiros.