A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (7) uma operação para desarticular organização criminosa especializada em fraudes nas licitações e na execução de obras públicas, principalmente em relação ao asfaltamento de ruas em municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul. Somente vinte contratos suspeitos totalizam mais de R$ 30 milhões e o prejuízo estimado pode ultrapassar R$ 10 milhões. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais
Resolução de casos e atuação em rede colocam Bagé entre as cidades com menor taxa de homicídios do país
Foragido que mantinha ex-companheira em cárcere privado é preso no Litoral
Pela segunda vez em 30 dias, Brigada Militar prende dupla com carro roubado em Caxias do Sul
Ao todo, cerca de 80 agentes cumpriram nove mandados de prisão, 16 de busca e apreensão e dois de condução coercitiva nas cidades de Frederico Westphalen, Seberi, Derrubadas, Vicente Dutra e Barra do Guarita, além de Porto Alegre, onde um consultor empresarial investigado reside. No Noroeste, três prefeituras foram alvo de mandados judiciais.
Investigação
A investigação iniciou há quase um ano e apura vários delitos, como fraude processual, em licitações e na execução das obras públicas, sonegação de contribuição previdenciária, estelionato, crimes contra a ordem tributária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, entre outros.
A operação foi denominada "Entrega Simulada" já que, por exemplo, os investigados pesavam caminhões carregados com materiais que não constavam no contrato e depois emitiam comprovantes da pesagem simulando a entrega de asfalto nas obras públicas licitadas. Os fraudadores diziam que era asfalto, mas na verdade faziam a pesagem com outros produtos. Somente em uma destas obras investigadas, estima-se que foram desviadas aproximadamente 400 toneladas de asfalto.