A Polícia Civil de Bom Jesus indiciou uma quadrilha que extorquia vítimas de roubos e furtos na Serra. A investigação foi concluída na tarde de segunda-feira com a interceptação de um pagamento para devolução de uma caminhonete furtada. O líder da quadrilha seria Diego Ribeiro, 24 anos, um detento do Presídio Regional de Caxias do Sul, antiga Penitenciária Industrial (Pics), que possui diversos antecedentes por crimes contra o patrimônio e homicídio.
Leia mais
Assim como Festa da Uva, Câmara de Vereadores de Caxias do Sul registra furto de objetos
Brigada Militar prende dupla de assaltantes em Farroupilha
Homem sofre tentativa de homicídio em Caxias do Sul
A investigação teve início após o furto de uma caminhonete em Bom Jesus, no dia 5 de março. O automóvel foi levado para o Balneário de Curumim, em Capão da Canoa, e estava sendo utilizado por Cristiano e Silva de Oliveira, 28, conhecido como Batatinha, que possui antecedentes por roubo e furtos. Ele aguardava o contato do líder da quadrilha para, supostamente, devolver o veículo à vítima.
O pagamento, no entanto, foi interceptado pela ação policial em Bom Jesus e dois suspeitos, ambos de 22 anos, foram detidos. Um deles seria um motoboy profissional em Caxias do Sul. A investigação ainda apura se estes flagrados fazem parte da quadrilha e possuíam intenção criminosa.
Na sequência, uma ação da Polícia Civil em Balneário de Curumim prendeu Cristiano Oliveira e recuperou a caminhonete furtada. Além dele e de Diego Ribeiro, a Polícia Civil também indiciará Ademir Alves Rodrigues, 33, por furto, extorsão e associação criminosa.
Este terceiro criminoso também é detento do Presídio Regional de Caxias do Sul e seria o responsável por acionar quem buscaria o pagamento das extorsões. As ações da quadrilha eram comandadas por telefone e pelo aplicativo Whatsapp.
– Há uma organização muito grande e cada um possuía uma função bem definida. Esta quadrilha realizava o primeiro crime, seja furto ou roubo, e depois extorquia as vítimas. Infelizmente, este tipo de crime está cada vez mais comum e aproveita a fragilidade do nosso sistema penitenciário – aponta o delegado Flademir Paulino de Andrade.
Na noite de segunda-feira, após ligação do delegado Andrade, a direção do Presídio Regional de Caxias do Sul realizou uma revista e apreendeu dois celulares, um na cela de Diego Ribeiro e outro na de Ademir Rodrigues.
A Polícia Civil ainda busca identificar outros membros da quadrilha. Outra etapa da investigação é esclarecer outros crimes relacionados a este grupo criminoso. A maioria, no entanto, teria ocorrido em Caxias do Sul.
Os líderes:
Diego Ribeiro, 24 anos = possui extensa ficha criminal com roubos de veículo, roubo a casa lotérica, porte ilegal de arma, furto qualificado e homicídio, em 11 de fevereiro de 2013 no bairro Serrano, em Caxias do Sul. Está recolhido desde 30 de junho de 2016, quando foi capturado como foragido.
Ademir Alves Rodrigues, 33 anos = possui antecedentes por furtos, porte ilegal de arma de fogo e homicídio em 2005 – crimes ocorridos em Vacaria. Está recolhido em Caxias do Sul desde 6 de janeiro, quando foi preso em flagrante por furto de veículo na avenida São Leopoldo.