A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e a Delegacia de Polícia de Teutônia realizaram na manhã desta quinta-feira uma operação para prender integrantes de uma quadrilha especializada em roubos e furtos a bancos e carros fortes no Estado.
Leia mais:
Cliente e ladrão ficam feridos em assalto a lotérica em Santa Maria
Trio é preso em flagrante após assaltar casa de carnes em Gravataí
Criminosos atacam agência do Banco do Brasil na zona norte de Porto Alegre
Segundo o DEIC, 50 policiais e 15 viaturas participaram da ação, fruto das operações Capital de Giro e Blindat, que pretendia cumprir oito mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva e um de prisão temporária. Na operação, uma pessoa foi detida.
Dois suspeitos com mandados de prisão preventiva decretada, Marcelo Fetter, 43 anos, e Jonatha Rosa da Cruz, 34 anos, já estavam detidos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas/RS (PASC). Fetter foi preso no dia 1º de agosto em Esteio e Cruz no dia 4 de agosto em Canoas. Os dois foram conduzidos ao DEIC para novos interrogatórios.
De acordo com o delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Roubos, a prisão de Marcelo Fetter é muito importante, pois ele possui conhecimento na utilização de explosivos e conhece rotas de tráfico de armas de fogo e munição do exterior, principalmente Uruguai e Paraguai.
– Os dois detidos (Fetter e Cruz) estavam planejando um ataque a um carro-forte na região da Serra. Deter um criminoso como Fetter, que possui muito conhecimento em relação a explosivos e tráfico de armas, é de extrema importância, pois esse tipo de bandido é uma peça-chave nesses tipos de organizações criminosas – explicou.
O único indivíduo preso nesta quarta foi detido em flagrante no bairro Piratini, em Alvorada, na Região Metropolitana. A polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Na residência, foram encontrados dois carregadores de fuzil 7.62, um carregador de 30 cartuchos calibre .9mm, 35 cartuchos de pistola 9mm, dois cartuchos calibre .556, um cartucho calibre .40, dois cartuchos calibre .45 e dois cartuchos calibre .38. Um simulacro de fuzil calibre 7.62 também foi apreendido no local. Ele foi conduzido ao Presídio Central de Porto Alegre. A polícia investiga qual seria a ligação dele com o bando.
Quatro mandados de prisão – três preventivas e uma temporária – não foram cumpridos, pois os policiais não conseguiram localizar os suspeitos, que seguem foragidos.De acordo com Wagner, os alvos da operação pertencem a uma organização criminosa investigada por, no mínimo, quatro crimes de roubo e furto com explosivos a agências bancárias ocorridos nos últimos dias no Estado. Eles também são responsáveis pelo roubo ocorrido em um Mercado em Teutônia no último dia 10 de julho e pelo assalto ao banco Santander da Rua Sete de Setembro, no centro de Porto Alegre, em abril deste ano.
Segundo o DEIC, essa quadrilha é originária da Zona Norte de Porto Alegre e de Esteio. Eles atuam principalmente em cidades do interior do Estado. As delegacias de Lajeado, Encantado, Estrela e de Fazenda Vila Nova também deram apoio na operação.
*Zero Hora