O frio também aparece estampado na pele das pessoas. Ressecamento, coceiras e dermatites são os sintomas que mais despontam na estação, diz o médico dermatologista André Costa Beber, secretário geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional RS:
— A circulação sanguínea também tem a função de controlar a temperatura do corpo. Assim, no verão a circulação de sangue na pele aumenta, para liberar o calor do corpo. Essa circulação maior faz com que a pele trabalhe melhor. No inverno não podemos perder calor, então diminui muito a circulação de sangue na pele, isso faz com que a renovação e a produção de sebo diminua nesta época.
Como as pessoas têm menos contato com o sol – quando têm, estão cobertas de roupas, o que diminui a absorção –, as unhas e cabelo crescem mais devagar e a pele se renova menos nestes meses. O pouco de proteção que a pele produz vai, literalmente, pelo ralo nos banhos mais quentes e demorados. Quando a pessoa entra em ambientes aquecidos, também piora o ressecamento, pela falta de umidade desses espaços.
Uma doença que costuma aparecer bastante é a dermatite atópica, que, segundo Beber, atinge principalmente crianças. Também chamada de alergia ao frio, costuma causar vermelhidão na região das bochechas e ao redor dos olhos e muita coceira. Nesses casos, um médico deve ser consultado.
Mas a prevenção da doença é a que serve para todos os problemas de pele que costumam surgir nesta época: reforço da hidratação. Então, dê adeus aos banhos demorados e muito quentes - o ideal é água morna ou fresca, já que a água gelada também agride a pele - e abuse de sabonetes hidratantes e cremes.
Mais dicas:
- O mais importante é manter a pele hidratada, então opte por sabonetes hidratantes – evite os de glicerina.
- Óleos de banho fazem bem à pele, mas não substituem o creme hidratante, que deve ser aplicado pelo menos diariamente, após o banho. Para os que sofrem de dermatite atópica, a recomendação é hidratar sempre que a pele estiver seca.
- Para os lábios, vale usar lubrificantes labiais e cremes específicos. A manteiga de cacau, no entanto, tem um efeito transitório. Lamber os lábios também não resolve o problema de ressecamento, ao contrário, a saliva acaba irritando ainda mais.
- Optar por banhos de água morna e rápidos, preservando a proteção natural da pele. Água gelada também pode agredi-la.
Fonte: Médico dermatologista André Costa Beber