Quando falamos em refeição saudável, quais alimentos vêm na sua mente? Provavelmente, o suco natural está entre as opções. Mas saiba que, se você puder escolher entre um copo da bebida e uma fruta, o mais indicado é ficar com a segunda opção. As frutas são ricas em fibras, auxiliam na saciedade, no trânsito gastrointestinal e controlam o colesterol. Quando são trituras no liquidificador, elas perdem boa parte dos nutrientes.
– Ao passar pelo processador e pelo coador, o alimento perde fibras. No suco de laranja, por exemplo, aquela parte branca, que é o bagaço, vai fora. E acaba ficando só o açúcar – explica a nutricionista do Hospital Moinhos de Vento Fernanda Schumacher.
Leia também:
Conheça alimentos que dão cor e ajudam a proteger a pele
Mitos e verdades sobre retirar glúten e lactose da dieta
Melão, melancia, cereja: os benefícios das frutas típicas do verão
Outro motivo para optar por comer a fruta no lugar do suco é a mastigação. Ela tem uma função indispensável para quem quer manter a forma e a saúde.
– Ao mastigar de forma adequada, o processo de digestão já se inicia na boca, com a própria enzima da saliva. Isso automaticamente faz com que se coma menos – diz a nutricionista Yole Brasil Luz.
Mas, atenção: boa parte dos nutrientes das frutas se concentra na casca. Por isso, independentemente de você for comer a fruta ou fazer um suco, o ideal é não descascar. A dica é higienizar bem o alimentos antes de consumir.
De olho no índice glicêmico
O índice glicêmico (IG) é o tempo que o carboidrato leva para se transformar em açúcar (frutose) no sangue. Quanto maior, mais rápido será esse processo.
– A degradação do carboidrato na fruta é mais lenta por conta da fibra. O suco, que é ingerido de forma rápida, provoca um pico muito alto de açúcar no sangue, dando bem menos saciedade – explica Yole.
Mas isso não significa que os sucos estão proibidos. Eles apenas devem ser consumidos com moderação.
– Para matar sede, beba água. O suco é mais indicado como um lanche. Não é uma bebida para se tomar à vontade – diz Yole.
Dicas para aproveitar melhor os sucos
– Não utilize açúcar. As frutas já contêm açúcar natural, a frutose. Por isso, o ideal é nunca adoçar.
– Não coe. Coar tira a maior parte das fibras da fruta, deixando apenas o açúcar.
– Consuma logo depois do preparo. Se você deixar o suco parado, ele perde alguns nutrientes e antioxidantes.
– Acrescente fibras: coloque chia, linhaça, aveia, folhas de couve.
– Opte pela água de coco. Compre a fruta e mantenha-a no congelador. Além de pouco calórico, o coco é o melhor isotônico que existe.
– Utilize o líquido da linhaça: coloque duas colheres de linhaça em um copo de água e deixe na geladeira. No dia seguinte, o óleo que estava dentro da linhaça terá saído e se misturado ao líquido. Bata essa água resultante com alguma fruta e tenha um suco nutritivo.