O Rio Grande do Sul tem 483 casos confirmados de dengue em 2016, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde. Da semana passada para cá, o número elevou-se em quase cem casos – até o dia 24 de março, eram 386 casos confirmados.
Do total, 138 casos são importados (pessoas que contraíram a infecção fora do Estado) e 345 são autóctones (contraídos no RS). Os municípios onde foram registradas transmissões locais são Porto Alegre, Canoas, Viamão, Guaíba, Gravataí, Alvorada, Barra do Ribeiro, Santa Maria, Ibirubá, Selbach, Santo Ângelo, São Paulo das Missões, Horizontina, Santa Rosa, Tuparendi, Chapada, Redentora, Augusto Pestana, Panambi, Condor, Ijuí, Osório, Torres e Frederico Westphalen.
Leia mais:
Porto Alegre tem 105 casos autóctones de dengue em 2016
Transmissão local do zika vírus ocorre em todos os Estados do país
Casos suspeitos de chikungunya em São Paulo já superam todo o ano passado
Zika vírus
Os casos confirmados de zika vírus também aumentaram da semana passada para cá: o número pulou de 11 para 15. Do total, quatro são autóctones, registrados em Frederico Westphalen, Santa Maria, Ivoti e Rondinha. Duas pacientes diagnosticadas com zika são gestantes – uma infectada no segundo trimestre de gravidez e outra no terceiro trimestre. Seguem sob análise outros 232 casos suspeitos.
Febre chikungunya
Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Sul ainda não apresenta transmissão local de febre chikungunya. Já foram notificados 159 casos suspeitos da doença, e cinco foram confirmados. Os infectados, residentes de Porto Alegre, Santa Maria, Estância Velha e Rio Grande, contraíram a doença em viagens para a Bahia e Pernambuco.
Microcefalia
Do fim de outubro do ano passado até o momento, o Estado já registrou 57 casos suspeitos de microcefalia, mas só uma se confirmou.
No caso confirmado, uma grávida de Esteio contraiu zika vírus no primeiro trimestre de gestação, durante viagem a Pernambuco. Trinta suspeitas já foram descartadas, e outras 26 seguem sendo analisadas pelo governo estadual.