Dizem que somos aquilo que comemos. Em parte, essa máxima é verdade, já que a comida, além de fornecer energia e nutrientes, pode agir de forma antioxidante, anti-inflamatória, antialérgica e como moduladora de hormônios. O grupo de alimentos capaz de alterar o metabolismo, beneficiar a saúde e até frear o desenvolvimento de doenças é chamado de funcional.
Especialista nesse tipo de preparação, a chef santista Lidiane Barbosa desembarca na Capital para ministrar dois cursos recheados de receitas sem glúten, sem lactose e sem refinados. Dentre os pratos que serão ensinados estão uma feijoada vegana, sal verde, sagu de frutas vermelhas e até docinhos.
Veja dicas de como incluir as frutas na alimentação
- Qualquer alimento tem propriedades funcionais. O importante é ter o alimento certo, na quantidade certa para a pessoa certa - recomenda Gabriel de Carvalho, nutricionista introdutor da nutrição funcional no Brasil.
Dentre os produtos simples usados em suas preparações e que possuem estas propriedades, Lidiane cita os cogumelos, alho, cebola, gengibre e a linhaça.
Raízes e tubérculos são ricos em nutrientes e podem fazer parte de uma dieta saudável
- As frutas vermelhas também são ricas em vitamina C, o que é muito importante para manter a pele jovem e saudável - indica Lidiane.