Quem disse que quem se puxa na academia não pode ser vegano?
Excluir todos os alimentos de origem animal da alimentação é um dos princípios fundamentais do veganismo. Com a restrição alimentar, crescem as dúvidas sobre a eficiência dessa dieta para praticantes de exercícios físicos, em especial os que exigem força, como a musculação.
Veganos perdem peso mais rápido, aponta estudo
A maior lenda sobre o estilo de vida está relacionada com o consumo de proteína - macronutriente fundamental na recuperação, aumento e manutenção da massa magra - e como consequência, nos resultados obtidos.
- O grande mito do veganismo é a questão do medo de não construir músculos. Isso está muito relacionado a uma alimentação adequada, então, se a pessoa conseguir realmente ingerir as proteínas, vitaminas e minerais, não tem nenhum impedimento para ganhar massa muscular. Existe hipertrofia (aumento de massa magra)em veganos - garante a nutricionista Cristiane Parizotti.
84% dos vegetarianos e veganos voltam a comer carne nos EUA
Para a especialista, a combinação de leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja) com cereais (arroz, milho e trigo) já é capaz de suprir a ausência de carnes e ovos do cardápio:
- Arroz e feijão juntos são considerados proteína completa, pois eles se complementam na questão dos aminoácidos.
Conheça os erros mais comuns que atrapalham o desempenho na musculação
Outros alimentos fundamentais para quem segue uma dieta livre de produtos de origem animal são as oleaginosas, como nozes, castanhas e avelãs. Nelas, há uma grande concentração de gorduras, proteínas e minerais.
Recomendada desde 2003 pela Associação de Dietistas do Canadá e dos Estados Unidos, órgãos equivalentes a associações de nutricionistas no Brasil, a dieta vegana para atletas tem como principal benefício a facilidade em consumir mais vitaminas e minerais, micronutrientes essenciais para o sistema imunológico e recuperação muscular. Corredores, maratonistas, ciclistas e demais esportistas de resistência ainda se beneficiam dos carboidratos presentes nesses alimentos. Além disso, a alimentação vegana larga na frente quando se fala na ingestão de "comida de verdade".
Saiba como se tornar um adepto da corrida
- Se a pessoa quiser uma alimentação vegana, saudável, tanto para o exercício, quanto para a saúde, ela precisa pensar em comer alimentos de verdade, que são aqueles que não duram semanas, meses, anos em uma prateleira. Essa é uma grande vantagem do veganismo: se basear em comida de verdade, vegetais, frutas, verduras, as oleaginosas, leguminosas e, preferencialmente, poucos alimentos industrializados.