Com a correria do dia a dia, muitas vezes não conseguimos parar para realizar uma refeição com calma. Mesmo que um sanduíche substitua o almoço entre um compromisso e outro, esse é um hábito que deve ser repensado se o assunto é manter o peso ou emagrecer. De acordo com pesquisadores americanos, realizar refeições "na rua" pode prejudicar os hábitos alimentares - até mais do que comer assistindo à TV ou diante do computador.
Conforme um levantamento feito pela Universidade de Surrey, no Reino Unido, pessoas que se alimentam enquanto vão de um lugar a outro têm tendência a ingerir mais alimentos durante o dia, o que pode resultar no aumento de peso e até mesmo levar à obesidade, em casos específicos. O resultado da pesquisa, publicado na revista Jounal of Health Psychology, mostrou ainda que esse hábito é mais prejudicial em comparação a comer diante de outras formas de distração, como assistir à televisão e conversar com amigos - casos já associados a uma digestão imprópria em estudos anteriores.
Por que precisamos fazer as pazes com a comida
Conheça os 10 princípios do comer intuitivo
Para obter essas conclusões, a equipe dividiu 60 mulheres em três grupos que foram submetidos a atividades diferentes - assistir a um clipe do seriado Friends, caminhar no corredor e conversar com os amigos. Todas as participantes receberam uma barra de cereal para comer durante a tarefa de seu grupo. Após a primeira etapa da experiência, os pesquisadores avaliaram o comportamento alimentar das mulheres e ainda pediram para que elas respondessem a um questionário sobre seu gosto alimentar.
Os pesquisadores concluíram que as pessoas que comeram a barra de cereal caminhando, mais tarde consumiram mais lanches em comparação aos outros grupos. Mas o mais curioso: esse grupo também comeu cinco vezes mais chocolate.
Comer fora de casa pode engordar mais, diz pesquisa
Veja dicas de como a família pode ajudar a evitar obesidade infantil
A professora Jane Ogden, da Universidade de Surrey, principal autora do estudo, explica que isso ocorre porque a caminhada é uma forma de distração poderosa que atrapalha a capacidade de processar o alimento. Uma digestão errada, segundo ela, aumenta a fome ao longo do dia - como se o organismo pedisse uma recompensa pela refeição malfeita anteriormente.
- Qualquer desatenção durante uma refeição pode levar as pessoas a comerem mais - ressalta Jane, ao bater na tecla da importância de nos concentrarmos no processo de ingestão, mastigando os alimentos bem e sem pressa.
Leia mais notícias sobre saúde e bem-estar