Por meio de um estudo publicado esta semana no Nutrition Journal, pesquisadores descobriram mais benefícios do consumo de nozes para a saúde: ele pode ajudar na perda de peso e no combate a obesidade.
Nozes protegem contra morte prematura, diz estudo
A pesquisa foi feita com mais de 14 mil voluntários com mais de 19 anos. Destes, cerca de 6,8% consumiam nozes. De acordo com a responsável pelo estudo, Carol O'Neil, embora esse número pareça pequeno, ele representa uma porção significante da população. Carol acrescenta que essas pessoas consumiram cerca de 40g diárias de nozes - recomendação da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos para ajudar a minimizar os riscos de doenças do coração.
A FDA é o órgão americano responsável por regulamentar o uso de alimentos, medicamentos e cosméticos comercializados no país.
Comer nozes pode prevenir Alzheimer
Pesquisadores concluíram que o risco de obesidade foi 25% menor em pessoas que consumiam a quantidade recomendada de nozes em comparação àqueles que não comiam o fruto. Além de ser associado à diminuição da massa corporal, ao colesterol bom, à resistência à insulina e ao controle da pressão arterial, o consumo de nozes mostrou-se eficaz contra fatores da síndrome metabólica - conjunto de fatores de risco fortemente relacionados com o desenvolvimento de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes do tipo 2.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
Embora não seja um alimento de baixo teor calórico, a noz é um tipo de gordura monoinsaturada, assim como o amendoim e o azeite de oliva. É rica em proteína vegetal e fibra dietética, o que estimula a saciedade. Especialistas indicam o consumo de nozes entre as principais refeições, podendo até mesmo substituir lanches, pois o alimento oferece uma quantidade de vitaminas e mineiras responsáveis por fornecer energia ao longo do dia.