As receitas naturais da nutricionista Bela Gil já foram alvo de muita polêmica nas redes sociais. Nesta segunda-feira, a apresentadora do programa Bela Cozinha, do canal GNT, envolveu-se em mais uma - mas, desta vez, o assunto foi outro: higiene bucal. Em sua página no Facebook, Bela recomendou o uso da cúrcuma, uma planta da família do gengibre, como substituta do creme dental. Segundo ela, o pó de cor alaranjada é "melhor do que qualquer pasta de dente por aí".
Procurado por ZH, o Conselho Regional de Odontologia do RS não quis se posicionar sobre o uso de cúrcuma na higiene bucal. Segundo a entidade, a preferência deve ser pela pasta de dente, produto com eficácia comprovada para auxiliar na escovação.
Conheça os erros mais comuns que podem comprometer a higiene bucal
Saiba se o fio dental deve ser passado antes ou depois da escovação
O cirurgião-dentista Flavio Marsiaj, da Associação Brasileira de Odontologia no Rio Grande do Sul, destaca que não há relatos científicos sobre os benefícios da cúrcuma na escovação.
- Não podemos afirmar se essa planta teria um efeito positivo ou negativo nos dentes. O que se sabe é que pode ser indicada para conter o mau hálito ocasionado por problemas no tubo digestivo - afirma Marsiaj.
Além de recomendar o uso da planta, Bela Gil listou substâncias que considera "porcaritos" na pasta de dente, como o flúor. Segundo a cirurgiã-dentista Tatiana Beltrami, entretanto, o componente é benéfico.
- A Bela fala dele como se fosse um vilão, mas o flúor é responsável pela prevenção da cárie, principalmente nas crianças - defende Tatiana.
Como cuidar da higiene bucal das crianças
Quase metade dos brasileiros não usa escova de dente, pasta e fio dental, aponta IBGE
Apesar da polêmica, a cirurgiã-dentista Fernanda Franco, da Santa Casa de Porto Alegre, afirma que o mais importante na escovação é o movimento da escova de dente e não o produto usado para a limpeza:
- A principal função do creme dental é ajudar na remoção da placa bacteriana, mas ele atua somente como um coadjuvante. É a escova que realiza efetivamente a limpeza.
Conforme Fernanda, existem estudos que comprovam a ação anti-inflamatória de plantas como camomila, sálvia e malva na escovação, mas ainda não há resultados conclusivos.
Depois da polêmica, Bela Gil pronunciou-se novamente em seu Facebook, reiterando suas recomendações: "Nunca quis ofender vocês (dentistas) mostrando uma alternativa a pasta de dente para pessoas que não querem consumir mais toxinas no dia a dia. Adoraria se pudessem pesquisar e ler artigos científicos sobre os benefícios da cúrcuma na saúde bucal e sobre os efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente", escreveu a nutricionista.
*Zero Hora