Pesquisa afirma que uma dieta rica em cereais e fibras integrais pode reduzir o risco de morte por doenças crônicas, como câncer, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias. O estudo, publicado pela revista BMV Medicine, foi realizado pela Escola Pública de Saúde da Universidade de Harvard, e concluiu também que o consumo de 34 gramas para cada mil calorias ingeridas diariamente reduz o risco de morte prematura em 17%.
Mais fibras, menos problemas cardíacos
Veja alimentos que podem combater o estresse
Mais de 367 mil pessoas em oito estados americanos foram avaliadas por um período de 14 anos, por meio da observação dos hábitos alimentares de cada um. Fatores como o índice de massa corporal e a frequência de exercícios físicos não influenciaram os resultados.
A ingestão frequente desse tipo de alimento foi associada a menor risco de morte por doenças respiratórias (11%) e diabetes (48%), e uma redução no risco de câncer em 15%.
Como este é um estudo observatório, não é possível garantir os efeitos desses alimentos, mas a equipe acredita que os grãos podem ter efeitos protetores para doenças crônicas, graças à ação anti-inflamatória. Porém, mais pesquisas serão realizadas para confirmar essas informações.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
- As descobertas devem motivar estudos futuros, especialmente ensaios clínicos e estudos experimentais, para testemunhar ainda mais os efeitos benéficos de grãos integrais e componentes potencialmente eficazes, tais como fibras e outros nutrientes, e explorar seus mecanismos - afirma Lu Qi, autor do estudo.