Pessoas que precisam perder peso e veem isso como uma tarefa difícil sabem o quão angustiante é a sensação de fome, que incomoda os novos hábitos alimentares até dos mais disciplinados.
Estudo revela "rota" para perder peso
Conheça o caminho da fome
Um estudo publicado esta semana na revista Nature Neuroscience afirma ter descoberto o mecanismo no cérebro humano responsável pelo desejo de comer. A pesquisa, desenvolvida por cientistas americanos e britânicos, pode auxiliar no desenvolvimento de medicamentos para perder peso.
Novas descobertas acreditam que os responsáveis por esses resultados são os neurônios PVH MC4R que, quando ativados, contribuem para a diminuição do apetite. Segundo os pesquisadores, quando bloqueados, esses neurônios estimulam a fome.
Pesquisa descobre extrato de espinafre que reduz sensação de fome
Liderados por Alastair Garfield, professor do Centro de Fisiologia Integrada da Universidade de Edimburgo, os autores empregaram uma técnica que controlou a atividade desses neurônios em camundongos, ajudando na avaliação do comportamento desses animais quanto à eficácia dos testes.
- Embora os animais tenham sido bem alimentados durante todo o dia, quando desativamos as células PVH MC4R eles começaram a se alimentar velozmente, mesmo não havendo essa necessidade calórica -conta Garfield.
O pesquisador explica que o contrário também aconteceu: ao ativar artificialmente tais neurônios, ratos em jejum não sentiram vontade de se alimentar. Segundo Garfield, esses experimentos sugerem que os neurônios PVH MC4R funcionam como um freio para alimentação, o que os torna importantes descobertas para evitar excessos.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
- A ativação dos neurônios PVH-MC4R teve o mesmo efeito que fazer uma dieta. E os nossos resultados sugerem que o direcionamento terapêutico dessas células reduzem tanto o consumo de alimentos quanto as sensações indesejáveis causadas pela fome - afirma Bradford Lowell, do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston.
Lowell acredita que trabalhar com esses neurônios a partir da descoberta pode ajudar em tratamentos eficazes para a obesidade.
Os culpados
Pesquisadores identificam área do cérebro responsável pela fome
Estudo pode ajudar no desenvolvimento de métodos que auxiliam o emagrecimento
GZH faz parte do The Trust Project