Pesquisadores da USP e da Unicamp associaram o consumo do pó de cúrcuma à redução da depressão. Também conhecida como açafrão-da-índia, a cúrcuma é uma planta asiática cuja principal característica é a forte cor amarela do pó obtido a partir da raiz.
Veja dicas de como trocar o sal por outros temperos mais saudáveis
- A cúrcuma, mostrou-se como um alimento promissor, capaz de reduzir alguns comportamentos análogos à depressão humana, em animais submetidos a um modelo experimental para avaliação de substâncias antidepressivas - conta Gizele Barankevicz, responsável pelo estudo.
A pesquisa foi realizada com ratos. Os cientistas aplicaram um teste de natação forçada nos animais - os roedores são colocados em um tanque de acrílico com água para avaliar a imobilidade.
De acordo com os resultados, os ratos que não consumiram cúrcuma apresentaram um comportamento típico deprimido, não tentando fugir da situação.
Já os que consumiram a especiaria tiveram uma redução do comportamento semelhante à depressão. Ao receberem o tratamento, eles tentavam a todo momento nadar e fugir da situação de risco, indicando que o composto preveniu o comportamento depressivo.