A combinação praia e verão é convidativa para o consumo de frutos do mar. De acordo com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a procura por pescados aumenta no Estado, em média, 56% nos meses de janeiro e fevereiro. Nas peixarias, o cenário é o mesmo: segundo Gabriel Antonio Mendo da Cunha, sócio da Japesca, as vendas são até 30% maiores nesta época.
Saiba como preparar um camarão crocante
- Os frutos do mar são ótimas fontes de vitaminas do complexo B e de minerais, além de ricos em proteínas, com destaque para o camarão, a lagosta e o siri - diz a nutricionista Gabriela Zanatta Port.
Mas de 2% a 5% da população brasileira apresenta alergia ao consumo desses alimentos. Os mesmos antígenos (substâncias estranhas ao organismo) encontrados em camarões, lulas e mexilhões também estão presentes nos ácaros. Logo, quem tem reações alérgicas a poeira está mais predisposto a ter alergia a esses alimentos. Veja os prós e contras de alguns frutos do mar.
Camarão
Benefícios
Rico em proteínas, cálcio, iodo, zinco e vitaminas do complexo B.
Contraindicações
Teor elevado de colesterol, mas é possível consumi-lo dentro de uma dieta equilibrada, sem riscos para a saúde cardiovascular. Apresenta purina, composto transformado em ácido úrico no organismo. Por isso, o consumo por quem já sofre com o excesso dessa substância no corpo deve ser controlado. Tem um antígeno na formação do tecido que pode disparar reação alérgica em algumas pessoas.
Polvo
Benefícios
Fonte de ômega 3, que auxilia no aumento do colesterol bom (HDL), cálcio, fósforo, potássio e selênio, antioxidantes que podem prevenir o câncer e o envelhecimento precoce. Contém vitaminas A, C e do complexo B.
Contraindicações
Rico em colesterol.
Lula
Benefícios
Fonte de proteína, importante para a construção de músculos, produção de hormônios e enzimas. Possui cálcio, vitamina B12, zinco e vitamina C.
Contraindicações
Contém um antígeno que pode gerar reação alérgica em algumas pessoas.
Marisco
Benefícios
Tem valor proteico e vitaminas B1, B2 e B6, ferro, potássio e zinco. Relativamente pobre em gordura, o que o torna pouco calórico.
Contraindicações
Por se alimentarem principalmente de resíduos, os mariscos podem acumular toxinas ou metais pesados que, se ingeridos em grandes quantidades, comprometem a saúde.
Siri
Benefícios
Rico em proteínas e ótima fonte de vitaminas A, B e C, zinco, sais minerais e cálcio. Consumo recomendado para idosos, na prevenção de doenças nos ossos e nas articulações.
Contraindicações
Não tem.
Ostra
Benefícios
Rica em zinco e ômega 3, fonte de proteína, baixo valor calórico, previne doenças cardiovasculares.
Contraindicações
Não tem.
Mexilhões
Benefícios
Fonte de proteínas, vitaminas, ferro, iodo, magnésio e ômega 3. Ajuda a combater a fadiga. Seu alto teor de potássio auxilia no controle da hipertensão e da retenção de líquidos. Contém glucosaminas, anti-inflamatório que ajuda na prevenção e combate de inflamações articulares.
Contraindicações
Pode causar alergia.