Escolhas de estilo de vida saudáveis, como uma boa dieta, exercícios e redução do estresse podem melhorar significativamente o desempenho sexual de homens e mulheres. O portal Medical Daily listou seis hábitos que podem, silenciosamente, diminuir o desejo.
Confira:
1. Beber
Ao mesmo tempo que o álcool é a porta de entrada para confraternizar, reduzindo inibições, pode também prejudicar a performance sexual. Doses moderadas de bebida ajudam no desejo. Mas o exagero pode inibir ereções e prejudicar a lubrificação da vagina.
2. Má Postura
As pessoas gastam uma média de nove horas por dia com telas de computadores, smartphones e televisores. Isso pode colocar em risco não só a sua coluna vertebral, mas também o desejo sexual. Um recente estudo publicado na revista Health Psychology disse que a má postura pode ocasionar uma respiração superficial, o que agrava os sentimentos de estresse e diminui os níveis de energia, afetando a libido.
Escritora lista 5 razões para fazer sexo com o marido todas as noites
3. Sobrepeso
O excesso de peso tem sido associado a complicações cardiovasculares, baixa autoestima e insatisfação com o próprio corpo. Isso pode afetar o desejo sexual do ponto de vista psicológico. Na parte física, também acarreta diversos problemas que agravam o desempenho sexual.
4. Dentes malcuidados
De acordo com uma pesquisa da American Academy of Periodontology, os homens que sofrem com a doença da gengiva são mais propensos a ter disfunção erétil. Ter uma boa escovação e usar fio dental são boas alternativa para prevenir o problema.
5. Fumar
O cigarro pode ocasionar o estreitamento das artérias - o que provoca a obstrução do fluxo de sangue para o pênis. Em 2006, um estudo publicado no BJU International afirmou que os homens com disfunção erétil tinham duas vezes mais probabilidade de ser ex-fumantes. As descobertas sugerem que os homens que fumam levam mais tempo para se excitar.
6. Estresse
Quando você está estressado, o corpo produz mais cortisol, um hormônio que pode provocar efeitos negativos sobre o peso, a pressão arterial, o colesterol e o sono. O estresse pode ser uma causa psicológica para diminuir o desejo sexual, principalmente nas mulheres, de acordo com a Clínica Mayo.