Cambará é uma planta medicinal nativa do Brasil, que também é encontrada no Uruguai, Paraguai e Argentina. Com benefícios à saúde, a espécie pode ser utilizada na forma de chá, a partir da infusão ou decocção - ferver junto com a água - de suas folhas.
Conforme o e-book Plantas medicinais de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o cambará é uma árvore que pode chegar a até 12 metros de altura, com tronco tortuoso, caracterizado por apresentar casca espessa e se desenvolver em ambientes abertos.
As folhas são lanceoladas – formato semelhante a uma espátula –, com a parte superior verde e inferior em tons claros. A árvore ainda apresenta pequenas flores brancas e amarelas, situadas em seu topo. As cerdas no alto, com aproximadamente um centímetro, auxiliam a dispersar suas sementes no vento. Com sua copa cinzenta, destaca-se visualmente em paisagens do cerrado.
Para que serve o cambará
O extrato das folhas do cambará possui propriedades anti-inflamatórias, enquanto as cascas do tronco apresentam ativos antimicrobianos quando obtidos através do extrato alcoólico e também fornecem um "aromático e saboroso" mel de cambará.
O chá com folhas de cambará possui efeito anticatarral, sendo opção para o tratamento contra problemas respiratórios. Por sua ação expectorante, é comumente utilizado no combate à gripe, tosse, bronquite, coqueluche e asma.
Conforme o e-book, o chá a partir das cascas do caule da árvore é utilizado por indígenas de Santa Catarina e Paraná para o tratamento de reumatismo ósseo.
Cuidados
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.
O objetivo destas plantas é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como preparar o chá de cambará
- Separe algumas folhas de cambará e coloque em uma xícara
- Acrescente água fervente sobre as folhas (infusão)
- Aguarde esfriar e beba
- Também é possível ferver as folhas ou cascas junto com a água (decocção).