O mastruço é uma planta nativa muito consumida no cotidiano do brasileiro e, principalmente, do gaúcho. Também conhecida pelo nome de menstruz, essa planta pode ser utilizada na forma de chá ou ainda combinada a outras plantas.
De acordo com o e-book Plantas medicinais nativas de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o mastruço é uma erva prostrada com forte aroma de agrião. Os chás podem ser feitos com as partes aéreas da planta.
As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente.
Para que serve o chá de mastruço
O mastruço tem propriedades diuréticas e digestivas. A bebida pode ajudar a purificar o organismo, além de ser comumente utilizado para diminuir os efeitos da anemia e da diabetes.
O chá de menstruz também ajuda a tratar sintomas e condições como tosse, bronquite, escrofulose e outras afecções pulmonares. A planta é conhecida por auxiliar no combate a dores musculares, reumatismo e contusões.
Vale ressaltar que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.
Como preparar o chá de mastruço
- Separar uma colher de sopa (15 mL/3 g) das partes aéreas
- Preparar a infusão em uma xícara de chá de água quente
- Ingerir 150mL do infuso, de duas vezes ao dia, antes das principais refeições
- A planta também pode ser preparada para uso externo, na forma de cataplasma