O movimento foi considerado bom na sexta-feira (16) e neste sábado (17) no Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que teve o estoque chegando a nível crítico na última quinta-feira (15). Houve risco de cancelamento de cirurgias eletivas.
Dário Eduardo De Lima Brum, chefe da Unidade de Terapia Transfusional, comenta que a situação melhorou graças à divulgação do apelo da entidade na imprensa.
— Em hospitais como o nosso, de alta demanda de pacientes graves e de alta complexidade, os doadores são sempre bem-vindos e muito necessários — afirmou Brum.
A auxiliar administrativa Eduarda Perius, 24 anos, saiu às 6h30min de Dois Irmãos com um grupo exclusivamente para fazer a doação no HCPA.
— É importante fazer isso enquanto a gente é saudável e consegue ajudar as pessoas que precisam — disse Eduarda, fazendo um lanche após a coleta.
O HCPA pede que todos que puderem compareçam ao Banco de Sangue (Rua São Manoel, 543, segundo andar) para ajudar a manter a normalidade da operação da instituição. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
As doações devem ser agendadas pelo site do hospital ou diretamente neste link. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3359-8504 ou pelo WhatsApp (51) 99937-7892.