Foi definido, nesta segunda-feira (26), o orçamento para reforma de nove das 14 unidades de saúde de Porto Alegre que foram danificadas pela enchente e pela chuva do mês de maio. O recurso foi aprovado pelo Sistema de Investimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A verba de R$ 6,9 milhões será utilizada para reparos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Sarandi, Navegantes, Fradique Vizeu, Mário Quintana, Farrapos, Diretor Pestana, Vila Elizabeth, Nova Brasília e Santa Marta.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o custo da restauração está garantido. Agora, empresas precisam ser contratadas para realizar os trabalhos em cada local.
Outros postos ficaram de fora por diferentes motivos: as unidades da Vila Mapa, na Lomba do Pinheiro, e Asa Branca, no bairro Sarandi, serão reconstruídas e vão precisar de recurso maior.
Já as unidades das ilhas do Pavão, Pintada e Marinheiros ainda estão sendo reavaliadas. O posto da Ilha dos Marinheiros está isolado e corre risco de ser demolido.
Confira quanto cada unidade receberá de recurso:
- UBS Sarandi: R$ 611.326,00
- UBS Navegantes: R$ 577.221,00
- UBS Fradique Vizeu: R$ 624.523,00
- UBS Mário Quintana: R$ 578.542,00
- UBS Farrapos: R$ 1.101.100,00
- UBS Diretor Pestana: R$ 1.148.997,00
- UBS Vila Elizabeth: R$ 564.967,00
- UBS Nova Brasília: R$ 1.089.538,00
- UBS Santa Marta: R$ 615.246,00