Rachaduras foram identificadas nas paredes da unidade de saúde da Ilha dos Marinheiros, no bairro Arquipélago, em Porto Alegre. Uma avaliação técnica foi feita no local na última sexta-feira (16) e o laudo estrutural poderá apontar se os danos foram superficiais ou irreparáveis.
As unidades das ilhas da Pintada e do Pavão também foram avaliadas por engenheiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda não há previsão de conclusão dos laudos.
Equipes da Marinha do Brasil fizeram a limpeza das três unidades no último mês e identificaram as rachaduras na unidade dos Marinheiros. A limpeza do local precisou ser interrompida por conta disso. A da Pintada já foi concluída e a do Pavão está sendo finalizada.
Independente do resultado dos laudos, a SMS não pretende reconstruir as unidades no mesmo local e da mesma maneira, em razão dos danos causados pela enchente e possibilidade de os locais sofrerem com novas cheias no futuro.
A alternativa mais viável no momento é manter a atenção básica com as unidades móveis, que já realizam o atendimento temporário na região. Unidades flutuantes ou em palafita são projetos considerados menos prováveis por serem mais caros.