Caiu o número de doações de sangue no Rio Grande do Sul no mês de junho em comparação com maio. Conforme o levantamento realizado pelo Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em maio deste ano foram registradas 1.719 doações, enquanto em junho esse número ficou em 1.416, queda de 17,6%. Para o mês de julho a tendência é de que os estoques continuem baixos.
Nesta semana, três hospitais de Porto Alegre solicitaram doações de sangue para preencher os estoques nesta segunda-feira (15). Moinhos de Vento, Hospital de Clínicas e Hospital de Pronto Socorro (HPS) pedem a ajuda de voluntários com qualquer tipo de sangue.
A Chefe da Divisão Técnica de Hemoterapia do Hemorgs, Aline Gularte, explica que a diminuição no número de doadores está diretamente relacionada com o período pós-calamidade:
— Em maio, quando tivemos o período mais crítico de enchente no Estado, as pessoas estavam mais sensibilizadas e procuraram os serviços de doação. Já no mês de junho, o foco maior da população foi em reconstruir e retomar suas atividades.
Outro fator importante e que contribui para a diminuição de sangue nos estoques é a retomada de cirurgias que haviam sido canceladas durante o evento climático, aumentando a demanda hemoterápica. Além disso, muitos doadores que tiveram contato com a água da enchente não puderam doar pelo risco de leptospirose.
O hemocentro salienta que no momento todos os tipos sanguíneos estão com estoques baixos. As doações podem ser realizadas em diversas instituições de saúde pelo Estado, inclusive na própria sede do Hemorgs, localizado na Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre. Saiba onde doar sangue em Porto Alegre e Região Metropolitana
Confira os requisitos para doar
Requisitos:
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial de identidade com foto
- Ter entre 16 e 69 anos. Candidatos a doadores com menos de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal
- Pesar no mínimo 50 quilos, com desconto de vestimentas
- Ter dormido pelo menos seis horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação