Com o objetivo de ajudar a população atingida pela enchente, a unidade móvel da Expedição Novos Sorrisos fará atendimentos odontológicos gratuitos em Porto Alegre até o dia 9 de agosto. Estacionada no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa, a carreta conta com dois consultórios e pode atender até 20 pacientes por dia. As consultas preventivas são agendadas online, com antecedência, e as urgentes são por ordem de chegada.
Na estrada desde 2016, com mais de 20 mil quilômetros percorridos, o programa social da Neodent já passou por 40 cidades brasileiras. A carreta estava viajando em direção ao norte do país quando decidiu recalcular a rota para conseguir ajudar o povo gaúcho. Depois de Porto Alegre, a Expedição Novos Sorrisos deverá passar por outras cidades, ficando até o final do ano no Rio Grande do Sul. Os novos caminhos serão definidos em breve.
— Nós focamos muito em educação e saúde. Então nosso trabalho rotineiro é orientar o paciente sobre como escovar os dentes, fazer um procedimento de profilaxia, que é a limpeza, e fazer a prevenção de doenças bucais, como o câncer de boca, por exemplo. Para o Rio Grande do Sul, estamos fazendo algo diferencial, que não costumamos fazer: o atendimento emergencial, para aqueles pacientes com dor, com dente inflamado ou sem curativo em um tratamento de canal — explica Alexandre Carvalho, cirurgião-dentista da Neodent.
O dentista afirma, ainda, que, na unidade móvel, não são realizadas próteses dentárias ou restaurações simples que não envolvam dor. O foco é nas orientações sobre escovação e no tratamento de dores. Segundo Carvalho, há uma demanda muito grande de pacientes atingidos pela enchente que estão com dor ou outros problemas emergenciais.
O aposentado Dagoberto Souza de Oliveira, que foi atendido nesta quarta-feira (12), é um deles. Morador da Cidade Baixa, ele viu a água subir quase dois metros em sua casa. Oliveira conta que, na semana passada, viu a carreta e resolveu aproveitar a oportunidade:
— Na segunda-feira (10), já marquei minha consulta. Estou com dor no dente e agora vou conseguir tratar.
Os atendimentos funcionam das 8h20min às 16h10min, de segunda a sexta-feira.
A expedição também abre espaço para dentistas voluntários. Os interessados podem se cadastrar no site, sinalizando os dias e horários disponíveis para atuação. Segundo Carvalho, os voluntários podem ajudar a aumentar a capacidade de atendimentos e trazer mais resolutividade aos pacientes.