Uma ação de saúde realizada nesta quinta-feira (13) distribuiu mais de 27 mil litros de água e atendeu 40 pessoas vítimas da enchente em Eldorado do Sul. Concentrada no bairro Vila da Paz, a iniciativa foi promovida por duas médicas do Hospital Moinhos de Vento, além de alunos da Faculdade Moinhos, em uma das cidades mais afetadas pela cheia no Rio Grande do Sul.
Ao longo do dia, das 9h às 17h, foram feitas aferições de pressão, testes de glicemia capilar (HGT) e verificação de sinais vitais, além da distribuição de medicamentos oriundos da Farmácia Popular e de doações. Em parceria, a Aldeia da Fraternidade auxiliou no voluntariado e também distribuiu cachorros-quentes aos atingidos.
Quem coordena o projeto é o Instituto Moinhos Social (IMS), pilar social do Hospital. Uma próxima ação nesse modelo será realizada na quinta-feira (20), em São Leopoldo. Já na semana passada, outra iniciativa no mesmo modelo ocorreu em Canoas, no bairro Mathias Velho.
— O Instituto está com uma série de ações dentro das comunidades mais vulneráveis. Iniciamos dentro dos abrigos e o momento atual é de apoiar as pessoas no retorno aos seus lares. E apesar de estarmos em uma nova fase, ainda é uma etapa de recuperação da calamidade. O serviço de saúde precisa estar próximo das comunidades — descreve a superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch.
O Hospital Moinhos de Vento destaca que, desde o início da enchente, mais de 400 profissionais já se dedicaram ao atendimento das vítimas, com 64 locais visitados e 1,2 mil atendimentos em saúde.