Hospitais de Porto Alegre que restringiram os atendimentos em razão da enchente do Guaíba estão aos poucos retomando os procedimentos. Instituições de saúde como Clínicas e Santa Casa retomaram as cirurgias eletivas de forma gradual. O retorno de abastecimento de água nos prédios está permitindo que comecem, aos poucos, a retornar a normalidade.
O único hospital que está com todas as operações suspensas em Porto Alegre é o Mãe de Deus. O prédio, na José de Alencar, foi alagado no dia 4. A instituição informou que pretende retomar as atividades de forma gradual. Setores como emergência, centro cirúrgico, internação e algumas áreas de atendimento ambulatorial devem ser reabertos entre 15 e 20 dias.
A situação de outros cinco hospitais
Hospital de Clínicas
O Hospital de Clínicas está retomando gradualmente as cirurgias e demais procedimentos eletivos. Os pacientes têm sido contatados pelas próprias equipes para fazer a remarcação. A partir de segunda-feira (20), retornam também as consultas de ambulatório, sessões de fisiatria e exames de coleta, Radiologia, Medicina Nuclear, Unidade de Métodos não Invasivos, Neurologia e Pneumologia. O mesmo vale para consultas e grupos do Centro de Pesquisa Clínica. As consultas marcadas até o dia 17 permanecem canceladas. Algumas serão feitas de forma on-line. Para saber se será preciso ir até o local, é necessário utilizar o aplicativo Meu Clínicas. As visitas voltarão a ser feitas nesta sexta-feira (17).
A retomada foi possível graças à normalização no abastecimento da água na instituição e a oferta de transporte alternativo para os funcionários que estavam impossibilitados de se dirigir ao local.
Santa Casa
Na Santa Casa de Misericórdia, exames e consultas eletivas estão sendo retomados desde terça-feira (14). Já as cirurgias voltaram no dia seguinte. Conforme o hospital, o processo envolve diretamente os médicos, que precisam avaliar a situação de cada paciente e realizar o novo agendamento. Isso realizado, é feito o contato com o paciente.
Para atendimento particular ou convênios, os atendimentos suspensos no período de 6 a 13 de maio deverão ser reagendados pelo telefone ou WhatsApp (51) 3214-8000 ou ainda pelo aplicativo Santa Casa POA para pacientes de convênios. Já para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a assessoria da Santa Casa, estão sendo "feitos esforços para contatar o paciente por telefone a fim de remarcar as consultas e/ou tratamentos continuados, como é o caso da quimioterapia, radioterapia, entre outros. Com contingente de colaboradores também restrito, algumas equipes estão ligando para os pacientes, com o apoio dos médicos residentes, a fim de oferecer outra data para o atendimento."
São Lucas
A retomada gradual de cirurgias eletivas também ocorre no hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). As equipes médicas estão entrando em contato para confirmar ou reagendar o procedimento. Já as consultas ambulatoriais foram retomadas nesta semana. Os pacientes que não puderem se deslocar para os atendimentos agendados não serão prejudicados e serão reagendados de acordo com a sua disponibilidade. Demais exames e consultas estão operando normalmente.
Conceição
O Hospital Nossa Senhora da Conceição funciona sem restrições. Pacientes que não puderem comparecer poderão remarcar a consulta pelo WhatsApp: (51) 3357-2144 (somente texto) ou pelo site www.ghc.com.br na aba portal do paciente/remarcação de consultas.
Moinhos de Vento
No Moinhos de Vento os atendimentos eletivos, incluindo exames, consultas e cirurgias, estão suspensos. Só estão sendo realizados procedimentos para doenças que exigem intervenção urgente ou imediata. Ainda não há prazo para normalizar as atividades. O abastecimento de água está sendo feito com ajuda de caminhões-pipa desde o dia 3 de maio.