As plantas alimentícias não convencionais (pancs) têm ganhado espaço no cardápio dos brasileiros. Como o próprio nome sugere, as pancs são espécies ou partes de plantas que podem ser consumidas, mas que não aparentam ser comestíveis. Incluir esses alimentos na rotina pode trazer uma série de benefícios para a saúde, além de contribuir para a construção de uma alimentação diversificada.
A urtiga, conhecida por causar ardência e coceira quando em contato com a pele, é uma delas. De acordo com o e-book Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC: resgatando a soberania alimentar e nutricional, feito por pesquisadoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a espécie é considerada uma planta herbácea, ou seja, uma erva.
Repleta de benefícios, ela pode ser usada no preparo de sopas, massas e sucos. Apesar de não fazer parte dos hábitos cotidianos de algumas pessoas, a urtiga pode servir como o acompanhamento de uma refeição ou até mesmo como o prato principal. Segundo o e-book, deve-se evitar o consumo in natura da planta. Além disso, é preciso utilizar luvas para manusear a planta (leia mais abaixo).
Para que serve a urtiga
A urtiga é considerada uma grande auxiliar na atuação de problemas nas vias urinárias. Ela também pode ser usada para tratar o aparelho respiratório e catarros gastrintestinais. Suas propriedades também têm efeito conhecido no tratamento da diabetes.
Além disso, a planta estimula a atividade das glândulas endócrinas e a produção de glóbulos vermelhos. As partes aéreas da urtiga contêm minerais importantes para o corpo humano, como cálcio, magnésio, ferro e potássio.
Onde encontrar a urtiga
Uma panc é caracterizada por não ser comumente cultivada como outras plantas que costumam fazer parte do cardápio dos brasileiros. Apesar de não ser facilmente encontrada nos supermercados, ela pode ser plantada em casa. É possível encontrá-la, também, em hortas comunitárias e terrenos baldios.
— Em primeiro lugar, é preciso saber reconhecer a espécie. Se encontrar na rua e tiver certeza de que é planta correta, pode coletar e lavar bem antes de consumir. Em terrenos baldios, é importante cuidar se animais não costumam defecar no local — aconselha Valdirene Camatti Sartori, professora da UCS e uma das pesquisadoras envolvidas no e-book sobre pancs.
Neste caso, ainda, é necessário utilizar luvas para manusear a planta. O contato direto com a urtiga pode causar erupções cutâneas ardentes, uma vez que a erva tem muitos pelos urticantes ocos, também chamados de tricomas.
Como preparar a urtiga
Segundo o e-book da UCS, os brotos jovens da planta podem ser cozidos como legume, feitos a vapor, ou, ainda, utilizados em sopas. É possível, também, fazer cremes e patês para comer com pães e massas. No livro, a receita indicada é uma pizza com molho verde feito de urtiga. Além disso, existem outras formas de incorporar essa PANC na rotina.
*Produção: Yasmim Girardi