Nesta sexta-feira (17), a Emergência de adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) recebe apenas novos pacientes em casos de risco de morte devido à superlotação. São atendidos 160 pessoas no local com 56 leitos. Uma superlotação de 287,5%. Por isso, foram acionados protocolos de restrição máxima.
Em nota, o HCPA alertou que "todos os recursos materiais e humanos disponíveis estão em seu limite".
Os prontos-atendimentos (PAs) da Bom Jesus, da Cruzeiro do Sul e da Lomba do Pinheiro enfrentam o mesmo cenário e atendem muito acima de suas capacidades. A situação mais crítica é no Bom Jesus, onde há 37 pacientes para sete leitos, uma superlotação de 528,57%. Trinta pessoas aguardam atendimento.
Nos PAs Cruzeiro do Sul e Lomba do Pinheiro, a lotação é de 366,67% e 350%, respectivamente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis pacientes da Bom Jesus serão transferidos ainda hoje para o Hospital Vila Nova, que opera com 29 pacientes para 26 leitos.
A SMS reforça que pessoas com sintomas leves devem procurar Unidades Básicas de Saúde e não PAs. Os dados de lotação são do painel de monitoramento da Prefeitura de Porto Alegre.