Cerca de 50 residentes de diferentes áreas, que atuam no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) realizam uma paralisação nesta sexta-feira (10). Profissionais de enfermagem, psicologia e fisioterapia estão entre os mobilizados (confira a lista completa abaixo). A paralisação ocorre em outros Estados, como São Paulo, Bahia e Paraná.
Conforme o HCPA, residentes de Medicina não aderiram à interrupção, já que a área recebe o pagamento da bolsa por meio do Ministério da Educação, que não registra atrasos.
Por meio de nota (leia abaixo), a instituição informou que a mobilização não afeta a assistência da unidade de saúde, e que, no HCPA, as bolsas a serem regularizadas alcançam o patamar de 10%. Os residentes alegam atraso nos pagamentos das bolsas nos últimos quatro meses por parte do Ministério da Saúde (MS), e que a justificativa do atraso são questões bancárias entre a pasta e instituições bancárias.
Segundo os mobilizados, o MS havia informado que o pagamento ocorreria na última quinta-feira (9). Como o pagamento não foi realizado, os residentes optaram pela paralisação nesta sexta-feira.
A reportagem de GZH procurou o ministério, que informou por meio de nota que já deu início aos pagamentos das bolsas dos residentes nesta sexta-feira (veja a nota na íntegra abaixo). O órgão afirma que, devido a um problema no sistema das instituições bancárias, alguns pagamentos não puderam ser realizados na data prevista, e que a situação já está sendo regularizada.
Veja a lista de áreas de residentes que aderiram à paralisação:
- Enfermagem
- Psicologia
- Terapia ocupacional
- Educação física
- Serviço Social
- Nutrição
- Farmácia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
Leia a nota do MS na íntegra:
O Ministério da Saúde informa que já deu início aos pagamentos das bolsas dos residentes nesta sexta-feira (10). Vale ressaltar que, excepcionalmente, em virtude de um problema no sistema das instituições bancárias, alguns pagamentos não puderam ser realizados na data prevista. A situação já está sendo regularizada.
Veja a nota do HCPA:
Os residentes uni/multiprofissionais do HCPA se somaram à paralisação nacional em resposta ao atraso no pagamento de bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde. No HCPA o número de bolsas a serem regularizadas alcança o patamar de 10%. A paralisação não está afetando a assistência.
A Comissão de Residência Uni e Multiprofissional - Coremu registra sua manifestação em apoio ao Fórum Nacional de Residentes em Saúde, sugerindo providência imediata de pagamento de bolsas do mês de novembro/2023 para todos os residentes.