O Centro de Nefrologia e Diálise do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, realizou, neste sábado (12), uma aula de culinária com orientação nutricional para pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.
A ação foi feita em comemoração ao Dia dos Pais e para sanar dúvidas sobre quais alimentos esses pacientes podem consumir.
Indivíduos em hemodiálise (que fazem tratamento com uma máquina que filtra o sangue e exerce a função dos rins) aprenderam receitas e degustaram bruschettas de tomate e manjericão, risoto de frango, salada de brócolis com tomate e musse de manga.
Profissionais orientaram sobre o cuidado para não colocar excesso de sal na comida, incluindo queijo parmesão, por exemplo.
A paciente Nelba Viau de Oliveira, 74 anos e há três em diálise, aprovou a iniciativa.
— Gostei muito dessa ação. Ela nos motiva a criar coisas novas. A gente sempre faz as mesmas receitas. Mas, a partir de agora, vou colocar essas novas em prática — afirmou Nelba.
Trocas saudáveis
Nutricionista do Hospital Ernesto Dornelles, Camila Tejada lista, abaixo, algumas dicas de trocas alimentares saudáveis que foram feitas no almoço deste sábado e podem auxiliar os pacientes em diálise no dia a dia na cozinha. Substitua:
- Embutido e/ou defumado por frango
- Caldo de legumes industrializado por caldo de legumes natural (como cenoura, abobrinha, cebola etc)
- Margarina por manteiga sem sal e azeite de oliva
- Refrigerantes por água saborizada de limão e hortelã
- E inclua sempre que possível salada cozida, como brócolis e cenoura, pois auxilia na diminuição de potássio nos alimentos