O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) voltaram a receber inscrições de candidatos a participar das pesquisas de vacinas contra a dengue. São dois imunizantes sendo testados ao mesmo tempo, em um método comparativo.
Os dois imunizantes já passaram por testes laboratoriais e estão prontos para o teste em pessoas. Nenhum voluntário receberá placebo — todos eles receberão uma das vacinas para avaliar principalmente efeitos colaterais e confirmar a eficácia.
Conforme o coordenador da pesquisa, Alexandre Schwarzbold, há cerca de 80 vagas disponíveis. Os candidatos precisam se inscrever em um formulário online. É preciso ter entre 18 e 50 anos e ainda não ter contraído dengue ou zika vírus. Não podem se candidatar gestantes, pessoas que amamentam, que receberam transfusão de sangue há pelo menos seis meses ou que já se vacinaram contra a dengue.
Qualquer pessoa dentro dos critérios pode se candidatar, mas a preferência será dada para moradores da região oeste de Santa Maria — onde há mais casos confirmados — e para agentes que estejam atuando no combate à dengue.
Em Santa Maria, conforme o boletim epidemiológico mais recente, são 595 casos confirmados de dengue em 2023. A cidade tem uma morte confirmada pela doença, de um homem de 80 anos, que tinha diabetes e hipertensão. Ele morava no bairro Juscelino Kubitscheck, que tem a maior incidência da doença na cidade.