O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) homologou, nesta quarta-feira (3), o leilão da estrutura do antigo Hospital Parque Belém, localizado no extremo-sul de Porto Alegre. A disputa de lances aconteceu no dia 24 de abril e foi vencida pela Associação Hospitalar Vila Nova, mas ainda não tinha recebido uma confirmação oficial do juiz Carlos Busatto, que comanda a iniciativa.
Agora, as partes têm um prazo de oito dias úteis para recorrerem do resultado do leilão, o que se encerra em 15 de maio. Caso ninguém se manifeste, a compra é concluída e o novo proprietário recebe as chaves do imóvel.
Inicialmente, a Associação Hospitalar Vila Nova deve reformar três das cinco torres de atendimento existentes na estrutura do antigo Parque Belém. Com isso, conseguirá abrir 150 dos 300 leitos que pretende criar no total. O foco será em dependentes químicos e pacientes psiquiátricos. Também haverá leitos clínicos.
Fechado desde 2017 e com dívidas trabalhistas, o estabelecimento foi arrematado por R$ 17,4 milhões. O leilão foi organizado para pagar 243 ex-funcionários demitidos pela antiga administração da instituição, que, depois, acionaram o TRT4.
O valor, contudo, é insuficiente – a dívida soma R$ 30 milhões. O tribunal deverá leiloar os demais terrenos pertencentes aos ex-proprietários do hospital, localizados no entorno do prédio. A expectativa é de que todos sejam remunerados ao final do processo.