O Rio Grande do Sul contabilizou cerca de 227 mil doses contra a gripe aplicadas ao longo do dia D de vacinação, realizado no último sábado (6). Com isso, o Estado atinge 32% da cobertura vacinal, com 1,3 milhão de pessoas que já receberam o imunizante.
O balanço foi divulgado nesta terça-feira (9) pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Apesar da mobilização para o dia D, o RS ainda está distante da metade da meta prevista para a campanha de vacinação, que é 90%.
Dos grupos prioritários, os indígenas que vivem em terras indígenas apresentam o melhor percentual de cobertura, com 49,3%. Na sequência, estão os idosos (37,7%), trabalhadores de saúde (32,5%) e os professores (32,3%). Já o grupo com o menor índice de cobertura vacinal são as crianças de seis meses a menores de seis anos, com apenas 14,1% de cobertura.
A campanha segue até o dia 31 de maio. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a meta é definida para os grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Somados, esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas.
Para os demais públicos elegíveis (como as pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte, entre outros), que totalizam 1,4 milhão de pessoas, serão disponibilizadas as doses a partir de estimativas populacionais, porém, sem que se estabeleça um porcentual de cobertura a ser atingida.