A chuva deu uma trégua na manhã deste sábado, e moradores de Porto Alegre buscaram os postos de saúde para se vacinar. A data marca o Dia D de imunização contra a gripe em todo o Estado, mas a Capital também oferece doses contra a covid-19, com ampliação de público.
A vacina contra a gripe é oferecida para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde (veja quais são abaixo). Já a vacina bivalente contra a covid-19 está liberada para toda a população com 18 anos ou mais. As duas podem ser feitas juntas.
No posto de saúde Modelo, cerca de 50 pessoas formavam uma fila do lado de fora por volta das 11h. Quem queria apenas se vacinar contra a gripe recebia uma senha e entrava direto dentro do posto. Quem iria receber a dose contra a covid ou as duas ficava na fila.
Natural de Alagoas e moradora de Porto Alegre, Maria Guiomar de Assis, de 100 anos, foi até o posto Modelo buscar a imunização. Acompanhada da filha Heloísa Leite de Assis, ela tomou as duas vacinas.
-Venho sempre me vacinar. Não falto, não. Vim fazer as duas - conta a idosa.
-A gente tem que sempre estar se vacinando e se protegendo, por isso sempre trago ela - relata a filha.
No posto Santa Marta, no Centri, cerca de 40 pessoas aguardavam por volta das 11h30min. No entanto, não havia fila do lado de fora do prédio - a maioria dos pacientes estava sentada no saguão. Segundo funcionários, a procura era igual pelas duas vacinas, e muitos procuram se imunizar contra as duas doenças.
O casal Jennifer Domeneghini, 29 anos, e Joel de Conto, 28, foi buscar a vacina contra a covid-19.
-A gente confia na vacina. Sempre que libera para a nossa faixa etária a gente vem - diz o engenheiro.
-Tive covid e fiquei com sequelas. Poderia ter sido pior se não tivesse me vacinado - relata a pesquisadora.
Ao final da mobilização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foram aplicadas 9.317 vacinas contra a gripe. Também foram aplicadas 4.140 vacinas contra a covid-19. Os dados são parciais, e o balanço completo será divulgado na segunda-feira (8).
Segundo a SMS, a procura nos postos que ficam mais longe da área central tem menor tempo de espera.
O imunizante contra a influenza está disponível em 114 unidades de saúde (veja quais são abaixo). Já a vacina contra a covid pode ser encontrada em 32 locais. Os postos estão abertos das 9h às 17h.
A unidade de saúde Glória, na zona sul, que seria ponto de imunização contra as duas doenças, ficou fechada neste sábado. O local foi alagado nesta sexta-feira devido à forte chuva.
O Dia D de vacinação contra a gripe tem como objetivo avançar na adesão de todos os grupos prioritários. A meta é atingir 90% de vacinação em cada grupo até o final da campanha.
Há passe livre nos ônibus de Porto Alegre.
Fazem parte do público alvo contra a gripe:
- Idosos com 60 anos ou mais: mediante apresentação de documento que comprove a idade
- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias): documento que comprove a idade da criança
- Gestantes em qualquer idade gestacional. Não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, basta que a própria mulher afirme o estado de gravidez
- Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto: apresentar documento que comprove o puerpério
- Professores do Ensino Básico e Superior: apresentar documento que comprove a vinculação ativa como professor
- Povos indígenas e quilombolas a partir dos seis meses de idade.
- Trabalhador da saúde: de serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. São considerados aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros. Inclui estudantes da área que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. É preciso apresentar declaração de vínculo de trabalho
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento: inclui policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais. Deverão comprovar a vinculação ativa.
- Profissionais das Forças Armadas: membros ativos (Marinha, Exército e Aeronáutica), que deverão comprovar o vínculo ativo
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade: não será necessário documento de comprovação, sendo considerada uma autodeclaração
- Pessoas com deficiência permanente: não será necessário documento de comprovação, sendo considerada a deficiência autodeclarada
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso moradores de Porto Alegre: apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função.
- Trabalhadores portuários: apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função
Postos de saúde que vacinam contra a covid-19:
Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo, Ramos, Morro Santana, Chácara da Fumaça, Nossa Senhora de Belém, Nova Brasília, Sarandi, Jardim Itu, Rubem Berta, Costa e Silva, Vila Ipiranga, Vila Jardim, Campo Novo, Camaquã, Panorama, Parque dos Maias, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros, Assis Brasil, Mato Sampaio e Moab Caldas.