A pouco mais de um mês do final da campanha nacional de vacinação contra a gripe, Porto Alegre está longe de atingir a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários até o dia 31 de maio. Apenas 17,1% das 717 mil pessoas habilitadas a receber a dose estão protegidas, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informado na manhã deste sábado (29).
Professores dos ensinos Básico e Superior, das redes pública e privada, estão habilitados a receber a vacina desde sexta-feira (28). É preciso apresentar documento que comprove a vinculação ativa na função.
Também podem se vacinar, nesta etapa, idosos (60 anos ou mais), profissionais de saúde, indígenas, quilombolas, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), crianças de seis meses até cinco anos, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, entre outras condições clínicas especiais, e indivíduos com deficiência permanente a partir de seis meses de idade. A SMS deverá ampliar o público habilitado assim que receber mais doses.
Todos os postos de saúde da cidade têm a vacina, disponibilizada de segunda a sexta-feira, nos dias úteis.