A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira (29) a morte de um bebê por infecção respiratória em Lajeado, no Vale do Taquari. A vítima, de apenas dois meses, estava internada no Hospital Bruno Born desde o dia 17 de maio, e faleceu no último domingo (28). Ele era natural de Arroio do Meio, na mesma região.
Conforme o departamento epidemiológico da prefeitura de Lajeado, o bebê sofreu de uma bronquiolite decorrente da contaminação pelo vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias. A doença pode ter sintomas semelhantes ao resfriado, mas causa efeito mais grave em recém-nascidos e idosos.
— A gente observa um aumento desses casos em nível nacional desde o fim do ano passado, embora contaminações por VSR sejam comuns todo o ano. Ele é um vírus endêmico que acomete crianças principalmente na primeira infância. — afirma a chefe da epidemiologia do município, Juliana Demarchi.
Este é o segundo caso de morte em crianças decorrente da contaminação de VSR no Estado em 2023. A primeira ocorreu em abril. No total, são seis óbitos em decorrência do vírus. Neste ano, médicos atribuem o aumento de infecção por VSR como um dos motivos da lotação das emergências pediátricas , que tem ocorrido antes mesmo do início do inverno. O boletim mais recente publicado pelo Centro Estadual de Vigilância Sanitária (Cevs) aponta que 95% das internações em razão da doença são da faixa etária entre 0 e 11 anos.