A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou, na sexta-feira (10), que pretende antecipar a campanha de vacinação contra a gripe para a região norte do Brasil, abrindo o calendário já na segunda-feira (13). O processo de imunização contra a influenza começa, geralmente, em meados de abril no país. Neste ano, o início está previsto para o dia 4.
A reportagem de GZH questionou a Secretaria Estadual da Saúde (SES), neste sábado (11), sobre a programação para o Rio Grande do Sul. A pasta informou que a imunização terá início em abril, e ainda não há uma data definida para começar. No resto do país, a previsão é para iniciar dia 4 de abril.
O chefe do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Sprinz, ressalta a importância da conscientização.
— A vacinação impede as manifestações dos casos mais graves. Não podemos esquecer a epidemia que tivemos em 2009, que não se compara com a Covid-19 — cita, acrescentando: — Diversas pessoas, principalmente idosos, gestantes e aqueles com alguma comorbidade estiveram mais suscetíveis a desenvolverem quadros mais graves causados pela gripe.
A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, por exemplo, não oferece o imunizante neste momento. A pasta aguarda a chegada de novas doses contra o vírus Influenza.
— Idosos, gestantes, crianças pequenas, pessoas com comorbidades e os profissionais da saúde devem procurar a vacina — orienta Sprinz.
Questionado se seria interessante para o RS antecipar a vacinação contra a gripe, o médico avalia a época do ano em que o vírus costuma atingir a população na Região Sul.
— Para nós, como essa vacina tem efeito de curta duração, é importante que se esteja protegido no momento em que haja maior circulação do vírus, o que ocorre geralmente na metade do outono, em todo o inverno e no início da primavera — conclui.
Em novembro passado, a SES divulgou que casos de influenza A H1N1 voltaram a ser identificados fora da sazonalidade em 10 amostras de pacientes residentes da Região Metropolitana e da Serra. Os casos foram registrados a partir do dia 8 de outubro. Um dos pacientes morreu.
Saiba mais
O Instituto Butantan enviou, na terça-feira (7), 10.590.800 doses de vacinas contra Influenza ao Ministério da Saúde. Foi a primeira entrega à pasta para a realização da campanha de vacinação contra a gripe nesta temporada.
A vacina trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegerá contra as seguintes cepas: H1N1 do subtipo Sidney; H2N3 do subtipo Darwin e Influenza B, linhagem Victoria. O objetivo do Butantan é entregar 80 milhões de doses até o fim de abril.