Cinco instituições hospitalares de Porto Alegre enfrentam superlotação no setor de emergência adulta neste sábado (11). O Hospital de Clínicas, que emitiu nota sobre a restrição de atendimentos ainda na terça-feira (7), está atendendo apenas os casos considerados de risco de morte. Com 56 leitos disponibilizados, 131 pacientes estão internados, o que representa uma lotação de 233,93%. Além disso, 67 pessoas aguardam por internação.
O chefe da Emergência do Hospital de Clínicas, Daniel Pedrollo, avalia o que pode ter motivado o aumento da procura por atendimentos:
— Houve um aumento da demanda, provavelmente associado ao retorno da população à cidade em função do reinício das aulas e das demais atividades que retomam em março. Isso aumenta a incidência de eventos na Capital e leva à lotação de serviços.
O Clínicas registra superlotação no setor há cerca de duas semanas. A procura pelos atendimentos acontece por variados motivos. Neste sábado, por exemplo, não há nenhuma pessoa no setor de emergência por causa da covid-19.
A Santa Casa de Misericórdia enfrenta problema semelhante. Há 53 pacientes e a instituição tem 24 leitos, o que equivale a 220,83% de lotação. O Hospital Nossa Senhora da Conceição, outra referência no atendimento de emergência, possui 86 internados para 64 leitos – 134,38% de lotação.
Além desses, o Instituto de Cardiologia tem 41 pessoas internadas e oferece 21 leitos. A lotação é de 195,24%. Por sua vez, o Hospital Vila Nova possui 29 pacientes em uma estrutura com 26 leitos – 111,54%. Instituições sem superlotação, na manhã deste sábado, são os hospitais São Lucas e da Restinga, ambos com variações na faixa dos 70% de ocupação.
A situação é grave também para nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. As Upas da Bom Jesus, da Cruzeiro do Sul, da Lomba do Pinheiro e da Moacyr Scliar estão todas acima da lotação máxima. Sendo que as duas primeiras operavam com 200% de lotação em torno das 10h. Na soma dos hospitais citados com as UPAs, os setores de emergência estão com 157,95% de lotação.