O diretor do FBI (o departamento de investigação federal dos Estados Unidos), Christopher Wray, afirmou na terça-feira (2) que a agência acredita que a pandemia de covid-19 "provavelmente" foi provocada por um um incidente em um laboratório em Wuhan, China.
— O FBI, há algum tempo, avalia que as origens da pandemia são muito provavelmente um potencial incidente de laboratório em Wuhan — disse Wray em entrevista ao canal Fox News.
Um relatório divulgado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos recentemente afirma que um vazamento em um laboratório chinês é a causa mais provável do surto de covid-19. Outras agências de inteligência do país, no entanto, acreditam que o vírus surgiu de maneira natural no mundo.
Na entrevista, Wray acusou o governo chinês de tentar impedir os esforços americanos para investigar as causas da pandemia.
— O governo chinês... tem feito o possível para tentar impedir e ofuscar o trabalho aqui, o trabalho que estamos fazendo, o trabalho que nosso governo e os aliados estão fazendo — disse Wray.
As autoridades chinesas negaram de maneira veemente a alegação, que chamaram de campanha de difamação contra Pequim. A comunidade científica considera crucial determinar as origens da pandemia para combater, e inclusive evitar, a próxima.
* AFP