A Santa Casa de Porto Alegre anunciou que o atendimento a novos pacientes em sua emergência obstétrica passará por alterações a partir de quinta-feira (16). Entre quinta e sexta-feira (17), a recepção a novos pacientes será restrita. Já entre sábado (18) e o dia 24, o atendimento estará fechado.
Também serão afetados o Centro Obstétrico e a UTI Neonatal da instituição. As mudanças no atendimento ocorrerão devido à manutenção programada no sistema de ar-condicionado.
Tanto a emergência, quando o Centro Obstétrico e a UTI estão localizados no Hospital Santa Clara, localizado no Centro Histórico da Capital. A Santa Casa ressalta que pacientes já internados terão continuidade de seus tratamentos e que órgãos municipais e estaduais já foram comunicados para remanejamento de pacientes, quando necessário.
Em casos específicos, quando pacientes que chegarem na instituição não puderem ser direcionados para outros hospitais, os atendimentos seguirão um plano de contingência, que envolve dois espaços do hospital: um para partos normais e outro para cesarianas. Estas áreas estarão localizadas no Centro Cirúrgico do Complexo da Santa Casa.
Os trabalhos de manutenção têm previsão de conclusão para o dia 24 e os setores serão reabertos após a higienização dos espaços.